terça-feira, 16 de novembro de 2010

UJS da orientações a militância para as próximas tarefas!

Fique por dentro das estratégias de mobilização da UJS para o CONEB, Encontro de Grêmios, Bienal da UNE e Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. 

Galera da UJS em todo Brasil! Este é o primeiro de uma série de informativos de mobilização para as batalhas que teremos até o encerramento deste vitorioso ano de 2010. Abaixo você encontrará orientações sobre o 1) 13º Coneb da UNE; 2) 1º Encontro de Grêmios da UBES; 3) 7ª Bienal da UNE; e 4) 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. Boa leitura e vamos à luta!


13º CONEB da UNE

Faltam poucos dias para o credenciamento do 13º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE, a ser realizado em 8 de dezembro. O CONEB acontecerá num momento rico e positivo da vida política nacional: poucos dias após a posse da primeira mulher eleita presidente da República e com a possibilidade concreta da conquista de mais avanços para a educação, fruto de nova vitória das forças progressistas.

A responsabilidade da UJS aumenta neste próximo período, pois estará depositada nas mãos de nossos militantes a tarefa de revisitar os últimos 8 anos, fazer o balanço concreto do legado educacional do governo Lula e, principalmente, apontar as perspectivas para os maiores avanços que buscaremos, concatenando a universidade com o novo projeto de desenvolvimento que o Brasil precisa. O CONEB é momento especial para nos debruçarmos sobre tal realidade.

1º Encontro de Grêmios da UBES

O Encontro de Grêmios representa uma grande oportunidade para o movimento secundarista e certamente reforçará muito a capacidade de mobilização, a organização, a capilaridade e a formulação educacional da UBES. Também será um fato histórico reunir milhares de grêmios estudantis, num momento em que a lei do Grêmio Livre completa 25 anos, para debater o ensino médio e sua ligação com este novo Brasil que estamos construindo.

Para a UJS, representa uma grande ousadia: realizar duas grandes mobilizações estudantis a um só tempo, no início de um governo que ajudamos e eleger e que teremos de pressionar nas ruas para conquistar mais avanços. Também significa dar organicidade para nossa força política no país inteiro, em particular nos centros políticos.

Além disso, é a demonstração prática de uma UJS mais forte e diversa, capaz de impulsionar o trabalho de diferentes frentes e não “parar tudo” para construir um grande evento.


Bienal

Os preparativos para a 7ª Bienal de Cultura e Arte da UNE que acontecerá no Rio de Janeiro estão na ordem do dia. Sobre o tema, esclarece o site da entidade: “a União Nacional dos Estudantes privilegia o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.”

O prazo para inscrição de trabalhos vai até 30 de novembro (no site da UNE você pode obter mais informações: www.une.org.br) É importante que a UJS aproveite este momento para manter contato com tantos jovens artistas que existem dentro das universidades, das escolas e em outros locais. A Bienal representa uma oportunidade de apresentarem seus trabalhos para um amplo contingente de estudantes de todo o país, ganhando visibilidade e valorizando este tradicional e importante evento cultural dos estudantes.

17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

Sob o tema "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!", acontecerá entre os dias 13 e 21 de dezembro, na África do Sul, o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. O evento é organizado pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) há 63 anos e tem grande tradição de luta antiimperialista. Nesta edição, espera-se a participação de 20 mil jovens.

A delegação brasileira já está sendo mobilizada e as ações brasileiras estão sob organização da UJS. Até o início das atividades do Festival, nosso Portal irá trazer mais informações sobre o evento, mas quem quiser mais detalhes de como fazer parte dessa iniciativa, nosso e-mail ujsnacional@gmail.com está aberto para consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário