quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Resolução da UJS sobre a questão das drogas no Brasil

  Leia abaixo a íntegra da resolução aprovada pela União da Juventude Socialista (UJS) em plenária nacional realizada neste domingo (13) em Serra Negra (SP). O texto é resultado do 1º Seminário sobre drogas promovido pela organização na última sexta-feira (11).


 "O Congresso Nacional da UJS, apontou a necessidade da realização de um Seminário Nacional que debatesse a questão das drogas e sua relação com nossa juventude. Essa é um discussão que tem se intensificado em nosso país, esse é um tema muito complexo e não tem fácil resolução.

  O tema “Drogas” sempre que surge, produz uma grande polarização, porque em geral é feito com base em questões individuais, valores, religião, ética, moral etc. Consideramos que este é um debate profundamente coletivo, que não pode ser feito do ponto de vista individual, e sim entendendo, suas repercussões econômicas, sociais e culturais.

  As drogas (no seu sentido mais amplo: álcool, nicotina, cocaína, morfina, cafeína, etc.) são usadas pelos homens historicamente, seja para fins medicinais, religiosos, ou como forma de alterar sua consciência, em busca de conforto e prazer. 

  Muitas das drogas hoje proibidas, já foram legalmente permitidas e consumidas livremente. Porque será, então, que determinadas drogas são legais e outras são proibidas? Qual a verdadeira função social, que a proibição de determinadas drogas tem?

  Nós da União da Juventude Socialista, defendemos a construção de um novo mundo, de um homem novo. Defendemos a possibilidade da vida plena para a juventude, de uma vida saudável e de paz, por isso precisamos reafirmar que as drogas ilícitas e lícitas causam males, mesmo que diferenciados, à saúde humana, como a dependência química, e no limite, podem ser capazes de levar a morte.

  Somos, portanto, contra a apologia ao uso das drogas lícitas e ilícitas que trazem danos físicos e psíquicos aos seus usuários.

  Acreditamos no entanto, que a legislação proibitiva vigente não tem dado conta de resolver este problema de saúde pública. Hoje, o que acontece com o usuário das drogas ilegais é que ao invés de ter do Estado à ajuda necessária para um tratamento, com educadores, psicólogos e assistentes sociais, recebem repressão. O que o mantém na eterna posição de um lucrativo consumidor.

  A questão é que a proibição das drogas e sua comercialização é um dos negócios mais lucrativos do planeta. Existe toda uma cadeia produtiva que abastece este comércio ilegal e que tem seus grandes chefes longe dos morros, das favelas e da periferia. Hoje, o comércio das drogas ilegais gera lucro para alguns e violência para a grande maioria. É a juventude pobre a mais suscetível a cooptação para estas atividades.

  Por isso mesmo, um dos efeitos mais perverso da proibição do uso de drogas, é a criminalização da pobreza. A ilegalidade das drogas personifica no "traficante" o mal, e faz com que meninos e meninas carentes, mais suscetíveis ao poder econômico e moral que este comércio traz, encham as cadeias brasileiras.

  A verdade é que a legislação vigente não atinge a nenhum de seus pretendidos efeitos, pelo contrário, os problemas dos toxicodependentes tem se agravado e as taxas de criminalidade se elevado. A ilegalidade não acaba com o comércio, só o torna mais lucrativo. Sua proibição serve apenas como controle social de determinados grupos (jovens, pobres e negros), considerados pelo sistema potencialmente perigosos. 

  Necessitamos avançar nas legislações, combatendo a criminalização da pobreza e impedindo que os usuários que necessitam de tratamento de saúde recebam violência e repressão.

  Não podemos fechar os olhos ao problema do crack, que atinge em cheio a juventude. Estamos avançando e acumulando sobre o tema. A realização deste 1º Seminário Nacional, é um passo para conseguirmos formular com muita responsabilidade nossa proposta. 

* Promover mais debates sobre o tema
* Incentivar as Direções Estaduais a realizar debates e seminaries
* Participar ativamente da 13ª Semana Nacional Sobre Drogas
* Pautar a realização de uma Conferência Nacional sobre o tema"
Serra Negra, 13 de fevereiro de 2011

Fonte: www.ujs.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário