terça-feira, 29 de março de 2011

Jornada de Lutas em Recife cobra democracia nas escolas!

Em jornada de lutas desde o dia 21, até o dia 25 de março, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) invadiram as ruas de todo o país para cobrar mais investimentos na educação brasileira. Em pauta estavam os cortes de 3 bilhões anunciados por Dilma Rousseff, a luta por um PNE com a cara dos estudantes e 50% do fundo social do pré-sal pra educação. Ocupações de reitorias, passagens em salas, audiências públicas e passeatas deram a tônica dessa jornada que mobilizou mais de 100 mil estudantes em todo o país. Na apoteose da Jornada Nacional teve até para-quedista com bandeirão e audiência com a presidenta Dilma Rousseff e o Ministro da Educação Fernando Haddad.


 Aqui no estado de Pernambuco aconteceram duas passeatas simultâneas. Uma em Caruaru, no agreste pernambucano e outra em Recife. A data escolhida foi o dia 24 de março. Além das pautas nacionais sobre o PNE e o Pré-sal, bandeiras de lutas como a autonomia da Universidade de Pernambuco e a luta pela estadualização das Autarquias Municipais de ensino e pelo plano estadual de assistência estudantil deram o tom da passeata.



A caminhada começou em frente ao Ginásio Pernambucano e foi pela Avenida Conde da Boa Vista em direção ao Palácio dos Campos da Princesas. Cerca de 3 mil estudantes ocuparam as ruas para cobrar do governo do estado mais verbas para a educação.

Um fato curioso que aconteceu durante o processo de mobilização, também ajudou a dar a tônica da manifestação. Estudantes foram proibidos de entrar nas escolas estaduais de ensino integral para organizar a passeata e também para organizar as entidades estudantis. Vários diretores alegam que as escolas de tempo integral não precisam de grêmios ou organizações estudantis pois tem qualidade garantida. Qualidade garantida? Não é isso que alegam os estudantes dessas escolas que assistem de perto a falta de democracia chegar em suas escolas. Merenda para uns e lanche para outros, professores bem remunerados de um lado, professores mal remunerados do outro. Essa escola integral não é a que os estudantes querem, precisa melhorar muito mais e ter DEMOCRACIA!

Estudantes acorrentados cobram democracia nas escolas integrais.
Outro fato curioso aconteceu na concentração. Além de proibir a participação dos estudantes, a diretoria do Ginásio Pernambucano trancou todo mundo dentro da escola impedindo que os estudantes fossem para a rua. Vários ficaram na porta gritando em protesto a falta de democracia. Além disso, no Ginásio Pernambucano existe um sistema de câmeras que vigia os estudantes o dia todo. 

Estudantes do GP trancados dentro do colégio que não permite ter grêmio


Ao final da passeata, os estudantes foram recebidos por uma comissão do governo do estado para debater os temas da jornada de lutas. Estavam presentes na reunião: Virginia Barros (Presidenta da UEP), Manuela Braga (Presidenta da UMES), Vinícius Barbosa (Vice UNE/PE), Anne Benevides (Diretora da ANPG) Thalita (Diretora de Assistência Estudantil da UNE), Jacy (Presidenta do Grêmio do IFPE), Thamires Lucena (Presidenta do DCE-UPE) além de outra lideranças estudantis.



Foi formada uma comissão especial para debater a falta de democracia nas escolas estaduais.


Firme na Luta!


Um comentário:

  1. Grande jornada de lutas!!!!
    Querido, abaixo das fotos coloca uma legenda, ilustra melhor o texto.
    Parabéns, ficou massa!

    ResponderExcluir