terça-feira, 26 de julho de 2011

Site/Livro mostra toda a beleza de Olinda através de fotografias


Bela iniciativa surgiu na última semana na rede. Foi lançado um livro e um site, com o objetivo de divulgar o farto material fotográfico que serviu de base para o pleito da cidade de Olinda a Patrimônio da Humanidade, em 1982. 

Após 29 anos, o fotografo Pedro Lobo, retorna a Olinda e organiza uma nova documentação, desta vez colorida e lança um livro que tem como objetivo divulgar a cidade mais bela do País.

A seguir, texto extraído do site sobre os objetivos do projeto:



O que é o lindaOlinda?

O projeto lindaOlinda tem início com uma ação em 1981, quando o sítio histórico de Olinda foi objeto de uma farta documentação fotográfica para compor o dossiê que pleiteava o título de patrimônio da humanidade para esse sítio histórico. Essa documentação foi realizada pelo fotógrafo Pedro Lobo e os negativos se encontram preservados no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O retorno do mesmo fotógrafo, 29 anos depois, ao mesmo sítio e uma nova documentação, dessa vez feita colorida, somados a textos, gerou o livro lindaOlinda. Ao projeto, se soma este site, idealizado e construído pela Atela, que também tem o objetivo de democratizar o conteúdo do livro, disponibilizando-o para download gratuito em várias extensões de tablets.

A edição de luxo, feita em capa dura, tem 208 páginas e é trilingue - português, inglês e francês. O livro tem textos de Marcos Vinicios Vilaça, Leonardo Dantas Silva, José Luiz Mota Menezes, Edson Nery da Fonseca, Jurema Machado e Sonia Calheiros, e entrevistas com diversos moradores e trabalhadores do sítio histórico. A organização é da designer pernambucana Gisela Abad, edição da Caleidoscópio, design gráfico da equipe 2abad, produção gráfica de Robson Lemos e impressão da Gráfica Santa Marta.

Ainda sobre este site, esclarecemos que ele é composto de uma parte editorial e uma parte colaborativa. Qualquer um pode compor sua galeria com imagens, textos e som e se somar a esta ação de difusão e preservação de Olinda. Deve ser respeitada a legislação vigente quanto a direitos autorais e ao decoro.

Há ainda um arquivo de educação patrimonial que se soma às ações do projeto e que foi distribuído nas escolas situadas nesta área de preservação e que também se encontra disponível neste espaço virtual para download. O arquivo tem o conteúdo desenvolvido pela pedagoga Sandra Dias e propõe exercícios que também podem ser divulgados neste espaço virtual.

A captação foi de Jorge Wanderley do Instituto Ondular.

Para chegarmos a isso, contamos com a aprovação do projeto, pelo Ministério da Cultura – MinC, por intermédio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, e tivemos ampla acolhida do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, como patrocinador, e o apoio da Prefeitura de Olinda.

Gisela Abad
designer

Pedro Lobo
fotógrafo

_______________________________________________________________


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário