quinta-feira, 15 de setembro de 2011

UJS lança nota de solidariedade ao Partido Comunista do Chile

A União da Juventude Socialista (UJS) publicou nesta quarta-feira (14) uma nota de solidariedade ao Partido Comunista do Chile (PCCh), cuja sede nacional foi atacada em repúdio às manifestações que vêm ocorrido no país. As principais lideranças do movimento estudantil que conduzem as manifestações pertencem à Juventude Comunista do Chile (JCC).

Confira a íntegra da nota:

"Marchamos Juntos com a Juventude Chilena "


A União da Juventude Socialista tem acompanhado de perto as manifestações estudantis que arrastam milhares de pessoas no Chile.

Por uma educação pública, gratuita e de qualidade, tendo recebido inclusive as lideranças dessas manifestações aqui no Brasil, como a estudante Camilla Vallejo, principal expoente estudantil do Chile.

Diferente do Brasil, que caminha a passos largos para uma democracia robusta, que tem ampliado a inserção da juventude na educação superior, que lançou recentemente um plano para construir três milhões de vagas no ensino técnico, o Chile vive uma realidade bastante diferente, pois, os milhares de estudantes tem ocupado a meses as ruas de todo o país, em especial de sua capital, Santiago do Chile, para pedir algo que a todo mundo é um direito consagrado, “gratuidade na educação pública”.

Porém, uma minoria fascista, vivandeiras do “Pinochismo”, se incomodam com qualquer tipo de luta popular, ainda mais quando esta luta é dirigida pelos (a) comunistas, pois, embora a grande imprensa tente esconder a todo custo, as manifestações estudantis do Chile, que na ultima passeata arrastou trezentas mil pessoas, é liderada pela Juventude Comunista do Chile (JCC) e, pelo Partido Comunista Chileno (PCCh).

Na última segunda-feira (12 de Setembro) a sede do PCCh foi atacada por um grupo ainda não identificado, a sede teve janelas e móveis destruídos, quatro militantes que estavam presentes foram agredidos e, foram levados materiais audiovisuais e celulares. É exatamente nesta hora que os verdadeiros inimigos da democracia, tão acostumados a atacarem através da grande imprensa os comunistas, demonstram verdadeiramente sua catadura reacionária, seu autoritarismo!

A União da juventude Socialista repudia qualquer tipo de ataque a juventude que luta apenas por democracia, que luta por garantir um futuro melhor para seu país, que durante décadas, desde o regime violento de Augusto Pinochet, tem negado a sua juventude o direito básico a educação. Marchamos lado a lado com a juventude chilena e, em especial com a União da Juventude Comunista do Chile (UJCC), em defesa dos direitos humanos e do Socialismo!"

Fonte: UJS e Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário