domingo, 22 de maio de 2011

Grande plenária do Movimento Transformar o Sonho em Realidade - Pernambuco


Este domingo (22/05) foi bastante movimentado para os componentes do movimento "Transformar o Sonho em Realidade" - Pernambuco. Depois de encarar uma semana cheia de eleições, debates e campanhas, ainda sobrou energia e garra para reunir mais de 100 pessoas numa excelente plenária festiva. Vários delegados já eleitos compareceram a atividade. Além deles, muitos estudantes da UFPE, UPE e UNICAP estiveram por lá para contribuir com o debate da nova universidade para o novo pernambuco.

Plenária massiva do movimento Transformar o Sonho em Realidade

Debater o rumo do país é com essa galera!

Varias lideranças de toda grande Recife estavam presentes
O 38º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco, a UEP - Cândido Pinto, será daqui a menos de um mês (de 17 a 19 de junho - Caruaru/PE). E por causa disso, o processo de mobilização será intensificado. Várias plenárias acontecerão daqui até lá, movimentando vários estudantes do Cais ao Sertão! A responsabilidade de construir um Pernambuco amplamente desenvolvido é dever da juventude, que trabalha, estuda e luta por um futuro digno e justo. 

A galera do Movimento "Transformar o Sonho em Realidade" está ocupando as bancas e pátios das Universidades para travar o debate de um novo modelo educacional. Vamos disputar o PNE (Plano Nacional de Educação) e lutar por mais financiamento para a Educação, através da destinação de 50% do Fundo Social do Pré-sal pra Educação e 10% do PIB. Queremos ver aprovado o projeto de Reforma Universitária da UNE e vamos lutar para garantir o desenvolvimento de pernambuco para os pernambucanos.

Confira algumas fotos dessa grande plenária festiva:





Thiara Milhomem, Presidenta da UJS-PE

Paula Borges, do DCE da FACHO

Alexandro, da UFPE Campus Agreste (CAA)

Nilson Vellazquez, Sec de Formação da UJS-PE

Thauan, do DA de Bio Medicina da UFPE

Peixe, estudante de Letras da UPE e candidato a Presidente do DCE

Ingrid Ivonoska, diretora da UEP e do DCE-UNICAP

Genilson (Esquerda em pé), Vice-presidente do DCE-UNICAP

Luiz Felipe Maciel, estudante de Odontologia na UPE e diretor da UNE












Mais informações, acessem: www.sonhorealidadepe.blogspot.com
Siga o Twitter do nosso Movimento: @SonhorealidadPE

Homenagem ao time do povo!



#SantaCAMPEAO

Movimento Transformar o Sonho em Realidade reunindo muitos estudantes

No final de semana passado, o Movimento Transformar o Sonho em Realidade, reuniu dezenas de estudantes do litoral ao sertão pernambucano. Foram 3 plenárias simultâneas em Recife, Caruaru e Petrolina. Ao todo, mais de 100 estudantes estiveram reunidos para debater os rumos da educação brasileira e do nosso estado.

No Recife, mesmo com chuvas torrenciais, quase 50 estudantes estiveram presentes. Um grande esforço para não perder nenhum dia do intenso debate que envolve todas as Universidades de defesa de uma educação de qualidade.

Plenária do Recife, no centro Vic: Presidenta da UEP
Se a população do Brasil hoje pode sonhar com dias melhores, essa perspectiva foi conquistada nas ruas. com muita mobilização e pressão, a juventude e os movimentos sociais conquistaram um governo democrático que tem por principio debater com a sociedade o rumo do país. É por isso que nós, do movimento "Transformar  o sonho em Realidade", vamos continuar lutando para aprofundar as mudanças conquistadas com muita luta no nosso país.

Mesmo com chuva, os estudantes compareceram em peso

Galera da UPE também esteve presente lançando a chapa candidata a reeleição.
Estudantes da UNICAP marcaram presença
Na luta por uma Universidade a serviço da nação, temos que conquistar a aprovação na integra do projeto de Reforma Universitária da UNE. Queremos a equiparação da oferta de vagas público\privadas. Em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. Pela regulamentação do ensino pago e por mais assistência estudantil, pesquisa e extensão!

Do cais ao sertão! Estudantes reunidos em Petrolina

Em Caruaru, os estudantes querem mais verba pra Educação 
Venha com a gente lutar por 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal pra Educação! Vamos construir uma nova Universidade para o novo Pernambuco. Nas ruas transformaremos nossos Sonhos em Realidade! 

Siga-nos no TWITTER: @sonhorealidadpe

terça-feira, 17 de maio de 2011

Encontro de Blogueir@s e Redes Sociais em Recife


Neste sábado (21/05), será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, o I Encontro de Blogueir@s e Redes Sociais. Várias atividades acontecerão durante o dia todo. Dentre elas, um disputadíssimo debate com a participação de Altamiro Borges (Blog do Miro e do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé) e Paulo Henrique Amorim (Jornalista e do Blog Conversa Afiada).

Paulo Henrique Amorim
Altamiro Borges













Confira abaixo a Programação Completa:

Sabábo (21 de maio) - Centro de Convenções

09:00 - Abertura
10:00 - Debate com Altamiro Borges e Paulo Henrique Amorim
12:00 - Almoço (livre)
13:30 - Oficina de Blogs
15:30 - Assessoria Jurídica para Blogueiros
16:30 - Oficina de Redes Sociais
17:30 - Encerramento


O Evento também acontecerá na Paraíba, no dia 20 de maio (Sexta-feira), no Auditório da PBTUR, Av. Almirante Tamandaré, 100. Confira a Programação:

09:00 Abertura
10:00 Debate com Altamiro Borges e Percival Henriques
12:00 Almoço (livre)
13:30 Oficina de Blogs
15:30 Assessoria Jurídica para Blogueiros
16:30 Oficina de Redes Sociais
17:30 Encerramento


Mais informações e inscrições para o evento:

quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 anos sem Bob Marley

Há exatos 30 anos, morria Bob Marley. Considerado o expoente mais alto do reggae, ele tinha apenas 36 anos de idade quando faleceu, vítima de um câncer detectado quatro anos antes. Deixou a vida para assumir na história o papel de ícone.

Três décadas após a sua morte, o "rei do reggae" continua a ser recordado um pouco por todo o mundo, sendo uma constante fonte de inspiração para dezenas de novos artistas. Músicas como No Woman No Cry, Could You Be Loved ou I Shot The Sheriff hoje fazem parte de um repertório coletivo da música internacional.

Poucos gêneros musicais dispõem de uma figura central, tão próxima quanto possível da unanimidade, como acontece com o reggae. Bob Marley foi coroado nesse feudo, como o foram Elvis Presley no rock e Michael Jackson no pop.


Acontece que nem todo aquele que se considera roqueiro gosta do som pioneiro e antiquado do rei do rock; e no pop, onde a infidelidade e a amnésia são gerais, Jackson passou uma década no ostracismo e só foi recuperado graças à tradicional necrofilia da indústria fonográfica.

Com Marley é diferente: ele pode não se o favorito de todos, mas é quase onipresente nas coleções de fãs, no repertório de bandas não-autorais e no setlist de festas que se dedicam ao gênero jamaicano.

Para além do gênio musical, sua figura, com enormes dreadlocks e um charuto de marijuana (erva de uso religioso pelos rastafaris) sempre na ponta dos dedos, se tornou quase tão forte quanto a do médico revolucionário Che Guevara e sua boina estrelada, o popstar pacifista John Lennon e seus óculos de aros redondinhos e superguitarrista Jimi Hendrix e seu instrumento canhoto.

O mais conhecido rosto do movimento espiritual Rastafari, defensor de uma mensagem de paz, liberdade e emancipação, denunciador da pobreza, da repressão e da realidade social da Jamaica, Marley deixou, em vida, 14 álbuns – 12 de estúdio e dois ao vivo –, bem como um legado no reggae que permanece sólido até hoje, com mais de 200 milhões de discos vendidos.

“Legend”, lançado originalmente em 1984, continua a ser o álbum mais vendido da história do reggae. Já “Exodus” (1977) foi eleito pela revista Time como um dos melhores álbuns do século 20.

Último registro

A saúde abalada o fez parar os shows, encerrando abruptamente a turnê do disco Uprising (1980), em 23 de setembro de 1980, no palco do Stanley Theatre, em Pittsburgh (Pensilvânia, EUA). É justamente o registro em áudio desta última performance em palco o primeiro produto escolhido pela gravadora da família Marley, Tuff Gong, para marcar a efeméride das três décadas de morte do jamaicano mais famoso do planeta.

Live Forever surge como mais um ótimo registro do carisma de Bob Marley nos palcos. Se apresenta agora como principal rival do clássico Live (1975), seu primeiro disco ao vivo lançado no auge do estouro mundial, num momento em que quase todo mundo do pop estava gravando reggae naqueles anos, até ícones roqueiros como Rolling Stones e Bob Dylan.

Além da ótima performance do protagonista, o som da maior parte do CD é fiel às qualidades dos Wailers como banda, com grande destaque para os irmãos Carlton e Aston ‘Family Man’ Barrett, que formavam o alicerce rítmico absolutamente poderoso e infalível com sua bateria e baixo, onde nem o uso de tantans eletrônicos que na época tinham virado febre na disco-music e new-wave, tiram o brilho. Marley brinca com as divisões de outro hit de sua lavra, Is This Love, que encerra a parte de ótimo som do registro.

O repertório é bem equilibrado entre temas de guerrilha, mensagens positivas, hinos de fé no rastafarianismo, flertes com a africanidade e canções românticas

Herança

Mas nem só de álbuns é feito o legado de Marley. Com 11 filhos legítimos e mais uns três a usar o seu sobrenome (embora não reconhecidos pela família), seria de esperar que algum iria fazer carreira na música. Não foi um, foram vários.

David ‘Ziggy’ Marley, atualmente com 42 anos, canta como o pai e passa mensagens de paz através das letras das suas músicas. Tem um extenso repertório que vem desde 1985 e já ganhou cinco Grammy Awards. É ativista e líder de uma ONG.

Damian ‘Jr. Gong’ Marley, de 33 anos, é o filho mais novo de Bob. Já ganhou três Grammys. Stephen, 38 anos, faz parte da banda do irmão mais velho, Ziggy, e foi produtor dos três álbuns solo de Damian. Da banda – os Melody Makers – fazem também parte Cedella e Sharon, duas das filhas de Bob.

Julian Marley, 36 anos, também é músico. Tem três álbuns editados. Ky-Mani andou uns tempos dividido entre o futebol e a música, acabando por se render à arte. O seu som, para além de reggae, tem base no hip-hop e sons mais urbanos.

Conexão Brasil

Bob Marley esteve no Brasil uma única vez, em março de 1980. No Rio de Janeiro, ele jogou uma partida de futebol ao lado de Chico Buarque, Toquinho, Moraes Moreira e o craque tricampeão Paulo César. Mas, se infelizmente não passou pela Bahia, vale lembrar que dois artistas da terra já estavam antenados ao jamaicano. Em 1971, no exílio em Londres, Caetano Veloso foi o primeiro brasileiro a citar o reggae em Nine out of Ten, do disco Transa.

Oito anos depois, Gilberto Gil lançou Não Chore Mais, versão para No Woman No Cry, de Bob, que virou um hino da anistia no Brasil. “Bob foi um dos grandes intérpretes dessa consciência de exclusão, de desigualdade”, lembra Gil, que em 2002 gravou Kaya N'Gan Daya, com músicas de Bob. “Foi o último artista a quem dediquei atenção profunda. Hoje ainda é das coisas que mais gosto de ouvir”.




Por Portal Vermelho, com agências.

sábado, 7 de maio de 2011

Estudantes da UPE querem transformar seus Sonhos em Realidade!

Mesmo em dia chuvoso, um debate bastante representativo
Numa tarde chuvosa de sábado, estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) se reuniram no SIMPRO-PE para debater os rumos e desafios da educação no Brasil e em Pernambuco. Estiveram presentes alunos de Santo Amaro, da Poli, de Nazaré da Mata, Camaragibe e Garanhuns. 

Um bom debate sobre os Rumos da Universidade de Pernambuco deu a tônica desta tarde. Problemas estruturais, acadêmicos e de integração foram levantados no debate. E mais uma vez a assistência estudantil acabou se tornando a pauta principal de reivindicação dos estudantes. A Luta por um Plano Estadual de Assistência Estudantil vai ser a maior bandeira de luta dessas eleições. Os estudantes integram o movimento Transformar o Sonho em Realidade e querem mudar a cara da universidade brasileira começando a transformar a UPE numa referência em Educação de qualidade com muita pesquisa e extensão!

Conduzir os pernambucanos ao desenvolvimento pleno é o grande desafio do próximo período. E o Movimento Transformar o Sonho em Realidade vai disputar uma Universidade verdadeiramente com a cara de Pernambuco. Queremos mais vagas, mais campus, qualidade na educação e assistência estudantil.

A saúde, licenciatura e tecnologia lado a lado por uma UPE a serviço de PE! 

O 38º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP-Cândido Pinto) e o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes já estão nas universidades de todo Pernambuco e de todo Brasil.

Participe desta grande mobilização que vai mudar a cara da educação brasileira!

Venha transformar o Sonho em Realidade!




sexta-feira, 6 de maio de 2011

André Tokarski: "a hora é de mobilização para avançar mudanças no país"

  A UJS (União da Juventude Socialista) sai na frente e conclama a juventude brasileira a participar do movimento “Transformar o sonho em realidade” ao 52º Congresso da UNE. Para o presidente nacional da organização, André Tokarski, “estamos no curso da batalha do Congresso da UNE, é hora de mobilização, de arregaçar as mangas, mobilizar os estudantes porque temos muito ainda para construir em nosso país”. O 52º Congresso da UNE acontece de 13 a 17 de julho em Goiânia (GO).


fonte: http://www.vermelho.org.br/tvvermelho

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O dia em que o Recife reviveu o boato de Tapacurá

No dia de ontem (05 de maio de 2011), vivemos no Recife um dia histórico. Um dia onde toda a população reviveu um dos maiores momentos de pânico coletivo e desinformação de nossa recente história. "Taparucá Estourou", essa frase foi capaz de fechar comércios, estabelecimentos de ensino e repartições públicas. Assim como naquele fatídico 21 de julho de 1975, um mega-boato sobre o rompimento da barragem de Tapacurá mexeu com a vida de toda a população recifense.

Grandes engarrafamentos se formaram nas principais vias da cidade. Ônibus passavam com suas lotações máximas e centenas de pessoas lotavam as paradas de ônibus. Dúvida, incerteza e desinformação deram a tônica hoje no centro do recife. Bairros foram alagados e a todo momento chegavam mais noticias ruins. 

Quem sentiu de perto vai ter muita história para contar. Pois é, ontem revivemos um dos dias mais marcantes da história recente do Recife. Uma lenda urbana que serviu de conto a duas gerações, ontem pode ser sentido na pele pelos mais novos. "Tapacurá Estourou" marcou mais uma vez a história do Recife. Só falta agora acharem a "Perna cabeluda", "Biu do olho verde" e o "Galego do Coque".

Publico agora, duas matérias sobre o assunto:


21 de julho de 1975 - TAPACURÁ ESTOUROU!



Foto: Av. Guararapes. Pânico coletivo no Recife.
DP 17.07.2005
 
"No século XX , qualquer cheia não tem as mesma proporções catastróficas e jornalísticas como a de 1975, chamada por alguns recifenses como “dilúvio”.

O governo militar menciona a construção da barragem de Tapacurá como a solução para dois grandes problemas dos recifenses: a falta d’água e as enchentes. A construção desta é feita entre os anos de 1969 e 1973. Segundo as propagandas do governo, a barragem conteria as águas responsáveis pelas enchentes no Recife. Os recifenses que haviam sofrido a última grande cheia em 1966, tinham, portanto a tranqüilidade de que a cidade não voltasse a sofrer com tais problemas. Tudo propaganda enganosa. Dois anos após a inauguração da barragem a cidade enfrentou a maior cheia do século XX. Segundo o Diário de Pernambuco dos dias 17 e 18 de julho de 1975, 80% da cidade ficou submersa com a morte de 107 pessoas. Ainda segundo o jornal 31 bairros da capital ficaram submersos, a rede elétrica foi cortada em 70%, quase todos os Hospitais ficaram em baixo d’agua. O Recife ficou isolado do resto do país durante dois dias. Pontes foram danificadas, como a Ponte da Boa Vista, que possui na cabeceira da Rua da Imperatriz uma placa da Prefeitura do Recife, informando restauro depois da cheia.

O diferencial da enchente de 1975 é o posterior. Quando a cidade estava ainda se recuperando do acontecido, no dia 21 de julho, sem explicação surge o boato que barragem de Tapacurá havia se rompido e que uma onda gigante varreria a cidade. Era 10 horas da manhã e o pânico se espalhou. As pessoas não sabiam para onde corriam. Carros eram deixados no meio das ruas, outros tentavam alcançar os andares mais altos dos edifícios ou mesmo pontos altos da cidade.

O mal entendido só foi resolvido uma hora depois quando carros de som espalhados pela cidade faziam o desmentido além dos outros veículos de comunicação (rádio e TV). Na edição do Diário de Pernambuco do dia 22 de julho, é afirmado que três pessoas morreram do coração com o susto. O fato é que as barragens que contiveram as cheias do Capibaribe foram as de Carpina e Goitá inauguradas em 1978."




O dia em que o Recife reviveu o boato de Tapacurá



"Boatos de que barragens teriam estourado e que uma tempestade cairia sobre o Recife tomaram conta das redes sociais no decorrer desta quinta-feira (5), provocando um caos generalizado pela cidade. Por volta das 16h, shoppings da Grande Recife fecharam suas portas, além de Faculdades como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica e Faculdade Mauricio de Nassau, que liberaram seus alunos das aulas noturnas. Orgãos públicos também liberaram seus funcionários antes do horário previsto.

INFOGRÁFICO

Barragens da Mata Sul

Vários pontos da Cidade ficaram realmente alagados por causa do nível dos rios, que subiu com o pico de maré das 17h15. No bairro do cordeiro, Zona Oeste do Recife, o canal Santa Rosa transbordou e criou um lago na Rua Odete Monteiro, que dá acesso à Paralela da Caxangá.

Em áreas mais nobres da cidade, não houve muita diferença. Locais como a Rua Alberto Paiva, ao lado do Colégio São Luiz, nas Graças, ou a Rua Dr. João Santos, ao lado do shopping Plaza, Casa forte, além da Rua João Tudi de Melo, no Parnamirim, em frente ao restaurante Guaiamum Gigante, viraram "rios". Carros pequenos tiveram que retornar ou pegar desvios, muitas vezes na contramão. Quem tentou seguir assumiu o risco de ficar preso na água.

O trânsito ficou complicado na cidade até as 21h, quando começou a se normalizar. O balanço geral da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), das 0h até as 17h30 da quita, foi de 70 semáforos com algum tipo de defeito. Além disso, ainda foram registradas mais de 40 colisões de veículos, sem vítimas graves.

Támbém foram registrados pontos de alagamento nos dois sentidos do Cais José Estelita, Bairro do Recife, e nas Avenidas Dr. José Rufino, na Estância, Avenida Dois Rios, no Ibura, Avenida Recife, em Areias, Avenida Rui Barbosa, nas Graças, e na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, Casa Forte.

A situação estava tão crítica no meio da tarde que o Governador Eduardo Campos concedeu entrevista em diversas rádios para acalmar a população com informações verdadeiras do que estava ocorrendo nas barragens do Estado."

Confira a entrevista na Rádio Jornal:





Fábio Jardelino / Carlos Eduardo Santos

Do JC Online