segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sutiã da Maitê não resiste a Belo Monte!

Vídeo feito por alunos de Engenharia Civil e de Economia da Unicamp, rebate movimento Gota D’Água, vídeo promovido por atores globais contra a construção da Usina de Belo Monte, com informação e argumento de qualidade.

Assista o vídeo:


Veja alguns números sobre Belo Monte:



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UBES pra frente, Manu Presidente!


Na noite do último dia vinte e um, o movimento “Tenho algo a Dizer” indica sua candidata a presidente da UBES: Manuela Braga! Pernambucana, conhecida por Manu, e, estudante de saneamento ambiental do Instituto Federal de Pernambuco. Manu foi vice-presidente do grêmio do CEFET, depois foi presidente do Grêmio do IFPE, foi presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco – UMES-PE e, atualmente, é a 1ª Diretora de Escolas Técnicas da UBES.

Com apenas 19 anos Manu já liderou grandes lutas no estado de Pernambuco. Esteve presente em todas as lutas contra o aumento de tarifas do transporte público, foi responsável pela conquista da participação institucional dos estudantes na gestão democrática do IFPE, fazendo com que hoje o grêmio do IFPE tenha assento em todos os conselhos desta instituição. E não pára por aí, a liderança de Manu foi decisiva para a transformação da CEFET – PE em Instituto Federal, para a conquista da reserva de vagas de 50% para os estudantes de escola pública no IFPE e, sem dúvida, para a conquista da gratuidade da Universidade de Pernambuco para os estudantes pernambucanos.

A escolha de nossa candidata aconteceu num clima efusivo, com muita unidade e emoção pela Direção Nacional da UJS. Os motivos já são claros, mas Manu carrega ainda a leveza e determinação política que, sem dúvida, fará uma UBES ainda maior, com prestígio social e com a cara e cores dos estudantes brasileiros. Mas, para que a gente chegue lá, ainda falta percorrer uma estrada: levar mais e mais delegados ao 39º Congresso da UBES, combater a dispersão, ganhar o debate e os estudantes brasileiros para a nossa opinião!

E por falar em cara dos estudantes brasileiros, cada vez mais esta cara tem sido das mulheres! A sociedade em que vivemos nos leva a conviver com vários tipos de opressão, mas a indignação e rebeldia da juventude permite que o movimento “Tenho algo a Dizer” vá além do discurso e combata na prática estas opressões. A juventude experimenta mais, se indigna mais e é isso que faz o nosso movimento ter elegido como presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro, a jovem negra e homossexual, Mel. É isso que nos levou a eleger Jéssica como Presidente da UGES – GO, Bárbara na AMES – RJ, Brenna na ACES – CE, Isadora na UCMG, Dani na AME – MT e Nicole na UPES.

A participação das mulheres na política e nos espaços de poder é uma luta de todos os membros do movimento “Tenho algo a Dizer”, homens e mulheres. À medida que nós lutamos pelo desenvolvimento social, pela reforma da educação brasileira, nós precisamos promover as mulheres em todos os lugares, pois é impossível desenvolver o nosso país sem a participação decisiva das mulheres. A eleição da Presidente Dilma é um marco importante para esta luta e, com certeza, inspira muitas mulheres pelo Brasil afora. E, é neste rumo que nós do movimento “Tenho algo a Dizer” pretendemos seguir batalhando para eleger Manu presidente da UBES.


Anne Cabral
Diretora M.E. Secundarista
União da Juventude Socialista

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe saem as ruas em Defesa do Pólo de Confecções!

* Por Iana Paula

Lideranças estudantis tomam as ruas de Santa Cruz do Capibaribe

Por sua localização no agreste pernambucano, em clima seco e pouco propício à agricultura, Santa Cruz do Capiaribe encontrou na confecção uma alternativa de desenvolvimento. Falar no polo de confecções que hoje compreende as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama e possui mais de 20 mil empresas e emprega mais de 150 mil pessoas, é falar na história de um povo que soube lutar por sua sobrevivência, soube ousar e empreender!

Recentemente, um empresário de forma irresponsável importou lixo hospitalar do Estados Unidos para utilizar na fabricação de forros de bolsos. E desde lá o polo de confecções, produto do esforço do povo santacruzense, vem sendo punido pela atitude isolada de um indivíduo. A tentativa de colocar a todos no lugar comum deste "empresário" foi repudiada pelos estudantes da cidade que saíram às ruas na última sexta-feira (04 de novembro) convocados pela AESSCC (Associação dos Estudantes Secundaristas de Santa Cruz do Capibaribe) para defender o nome e a história de sua confecção. 

Centenas de jovens estiveram presentes de demonstraram sua indignação

Sob a bandeira da defesa do Pólo de Confecções centenas de estudantes percorreram as principais ruas da cidade conclamando a população a se unir em torno desta causa. "Santa Cruz do Capibaribe produz confecção sim, mas de qualidade e à preço acessível"! como lembra o estudante de Engenharia da UFPE e ex-diretor da UBES, Tiago Oliveira. O ato encerrou com muito simbolismo na praça que leva o nome dos estudantes, com a presença de vereadores da cidade e os deputados estaduais da região.

Militantes da UJS segurando a bandeira da entidade durante a passeata

Mais uma vez os estudantes mostraram a característica histórica do movimento estudantil de lutar pelas grandes causas em defesa do seu povo. O polo de confecções foi construído pelo povo santacruzense e este mesmo povo não vai permitir que sua história seja maculada. Os estudantes são vanguarda nessa defesa ! Sempre foram e sempre serão. 

Confira o vídeo da manifestação:



* Iana Paula é Tesoureira da UEP - Cândido Pinto e Presidente da UJS-SCC

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Novo ministro do Esporte toma posse em cerimônia no Palácio do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (31), que o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tem “plenas condições” de assumir os programas da pasta e estabelecer relações claras com todos os entes envolvidos com a preparação da Copa do Mundo de 2014. Na cerimônia de posse do novo integrante do governo no Palácio do Planalto, que contou a participação do embaixador honorário da Copa, o ex-jogador Pelé, a presidenta ressaltou ainda que Aldo Rebelo deverá buscar soluções para preservar as leis em vigor no país.

“Estou certa que o novo ministro do Esporte saberá empreender, realizar e, quando for o caso, negociar a busca de soluções em que todos ganhem, principalmente e especialmente, o Brasil e o povo brasileiro, sem que a ninguém seja imposto abdicar de princípios e direitos legais em vigor no país.”

No seu discurso, Dilma Rousseff defendeu também a manutenção das políticas públicas e a participação do PCdoB em seu governo.

“As mudanças podem ocorrer, pessoas podem nos deixar, mas as políticas e as linhas de ação terão que ser preservadas. Perco um colaborador, mas preservo o apoio de um partido cuja presença no meu governo considero fundamental”, disse a presidenta. 

Solenidade – A cerimônia foi marcada por despedidas e apresentações. O ex-ministro do Esporte Orlando Silva agradeceu à presidenta Dilma o apoio, a confiança e a solidariedade, defendeu seu partido e apresentou seu sucessor no cargo.

“Falo com altivez que faço parte da mesma tradição, do mesmo partido que Aldo Rebelo. Mais uma vez, sua capacidade vai encantar.”

No seu discurso de posse, o novo ministro do Esporte privilegiou o futebol. Para Aldo Rebelo, no Brasil, futebol é fator de integração, afirmação e identidade nacional.

“Ninguém escapa ao fascínio e à influência que o futebol exerce. E o Brasil apoia a festa mundial do futebol”, disse Aldo Rebelo, citando a paixão de escritores e músicos por seus times. 

Elogiando seu antecessor, o novo ministro defendeu o legado de Orlando Silva.

“Aceito com humildade esse desafio que se torna mais leve, menor, exatamente pelo que foi construído e realizado até agora”, disse.

E já que o tema era futebol, a presidenta Dilma emprestou do ex-presidente Lula uma metáfora para encerrar a cerimônia e anunciar um novo começo.

“Hoje colocamos a bola no chão, reiniciamos o jogo, e vamos para o ataque por um Brasil mais justo e mais desenvolvido. Essa será a vitória de todos nós.”