sábado, 14 de janeiro de 2012

2012, o ano da virada!


O ano de 2012 começou movimentadíssimo. Expectativas não faltam para o ano recém iniciado e a agitação já começa em clima de carnaval e política. Nesse ano, decidiremos o futuro dos 5.565 municípios brasileiros. Seremos responsáveis por eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Oportunidade única para debater os rumos e desafios das nossas cidades. E também de mudar nossa cultura política. 

Nesse ano, aposte no novo! Revolucione e debata com profundidade os problemas de sua cidade. Só assim conseguiremos entender como tudo funciona para não sermos mais enganados. Pesquise sobre o passado dos candidatos e quais projetos eles defendem. Só assim conseguiremos construir uma cidade para as pessoas, com saneamento, moradias regulares e descentes, saúde, educação de qualidade e que dê condições de mobilidade.

A ideia de que não precisamos nos envolver na política é uma tática daqueles que se mantêm no poder para se privilegiar dele. Para mudar esse sistema corrupto e despolitizado que está em vigor, é necessário muito enfrentamento e participação. Nós jovens, podemos sim mudar a realidade. Na verdade, nós devemos mudar essa realidade. Nem tudo que é novo, consequentemente é bom. Mas tudo que vem para renovar é válido. Surge novamente uma oportunidade de acertar e de criar perspectivas e condições para superar esse antigo sistema onde o "toma lá da cá" é a principal política. Com a força dos jovens e das pessoas de bem, conseguiremos enfrentar essa dura realidade e conquistar melhores cidades para todos.

O grande desafio do momento é sair da inércia e arregaçar as mangas para descobrir os problemas e  propor soluções para as nossas cidades. Nossa realidade não muda do nada, de uma hora para a outra. Só acontecem transformações com mobilização popular, e esse é o momento. O Brasil passa por incríveis transformações sociais e econômicas, mas acumula problemas antigos e sofre com a falta de infra-estrutura e com centro urbanos caóticos e superlotados. Continuamos a exportar produtos do setor primário e vivemos uma leve desindustrialização. Mas estamos num cenário de otimismo e de transformação. Temos uma população jovem como nunca antes e a cada ano mais pessoas saem da extrema pobreza e outras adentram a classe média. O desenvolvimento, por si só, não nos garante outra realidade. Mas nos dá oportunidades de acabar com as desigualdades e injustiças que nosso sistema politico hoje proporciona.

Chegou a hora da virada! Para construir um país justo, igualitário e desenvolvido, precisamos mudar radicalmente a cara das nossas cidades. O ano de 2012 será decisivo para a construção de um novo projeto de nação, com mais oportunidades, construído com a força e suor da nossa população. Se envolva, debata, se informe e mude sua cidade!

Firme na luta!

Um 2012 extraordinário para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário