quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudantes de Pernambuco vão às ruas em apoio aos professores

Essa foi uma semana de grandes mobilizações de estudantes e professores por melhorias na educação. Em Pernambuco, na última quarta-feira (14/03), uma passeata levou 2 mil estudantes e professores às ruas para lutar por mais investimentos na educação e melhores condições de trabalho e valorização dos professores.

Ao longo do “Março Verde e Amarelo”, uma das principais bandeiras de luta dos estudantes brasileiros é o apoio à causa dos professores, que reivindicam o respeito à integridade da Lei do Piso, a reformulação do Plano de Cargos e Carreira, 10% do PIB para o setor e aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE).

Para o presidente da União Estadual de Estudantes de Pernambuco (UEP), Thauan Fernandes, “É uma luta muito importante para a classe trabalhadora como um todo. A nossa militância é mais do que corporativista pelos direitos estudantis, ela abrange os professores que são nossos parceiros na luta pela melhoria da educação brasileira. E, além disso, muitos estudantes hoje, serão professores amanhã.”

Durante os últimos três dias (14 a 16/03), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) organizou uma paralisação nacional.

Em Pernambuco, também estiveram presentes parlamentares, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), professores de instituições privadas, Sinduprom, Sinpro, Simpere, Sintrajuf, Sindsep, Sindicato dos Enfermeiros, Professores Municipais do Cabo e Paulista.

Durante a passeata, a presidente da UBES, Manuela Braga, que tem participado dos protestos, destacou a importância que a educação exerce no projeto nacional de desenvolvimento, sendo um ponto estratégico para valorizar os profissionais de educação com incentivo e qualificação da carreira dos docentes. “Não só com o piso salarial ou plano de carreira e na sala de aula. Um dos grandes gargalos da educação hoje é a qualidade que se apresenta na sala de aula, e são os professores as peças fundamentais para uma nova educação, por isso estamos aqui declarando nosso apoio à luta dos nossos professores”, disse.

O representante do Sindicato dos Professores (SINPRO), Jackson Bezerra, afirmou que um projeto será entregue em Brasília definindo o Piso no valor de R$ 1.937.

O deputado estadual pelo PCdoB-PE, Luciano Siqueira, afirmou seu compromisso com a defesa do Piso Salarial da categoria, 10% do PIB para educação e recursos advindos da camada do pré-sal, além dos 50% que deve ser destinado também à ciência e tecnologia.

A vice-presidente do SINTEPE, Antonieta Trindade, sublinhou que os companheiros do comércio, os motoristas de ônibus e as outras categorias deveriam estar paradas. “Não vai atingir protagonismo social se não investir na área. Queremos uma sociedade justa, igualitária, sem exclusão social”, assegurou.

Em Pernambuco, 85% das escolas estaduais aderiram ao movimento que segue o ritmo de mobilização. Mais 23 estados brasileiros realizam atos organizados pelos sindicatos de acordo com a pauta da reivindicação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário