quinta-feira, 26 de julho de 2012

Voto obrigatório?



A última ditadura no Brasil durou 21 anos. Passamos anos sem votar para que pudéssemos alcançar o retorno da liberdade de expressão, muitos jovens lutaram, foram torturados e assassinados. Essa é a verdade. Graças a eles e a outros guerreiros, estudantes, professores, operários, intelectuais, artistas e tantos e tantos é que, agora, podemos votar. Vejam a diferença, “podemos”; antes era: é “proibido” votar.

Na verdade, o ato de votar não deve estar elencado como Dever do cidadão e da cidade, e sim, como Direito. Direito de escolha, porque escolher não é, de forma alguma, uma obrigação e sim, a expressão livre da vontade.

É naquele gesto simples, de segundos, que o(a), eleitor(a) decide, para si e a comunidade, o município, o país, aquilo que deseja no período de quatro anos: compromissos acordados e realizados em beneficio da qualidade de vida das pessoas ou a omissão, a negligência, o desrespeito.

Os anos de plena democracia, no Brasil, como a conhecemos, foram tão poucos, que votar deve ser feito com satisfação e alegria. Agora, em quem votar é outra conversa. Tem que perguntar, tem que escutar, tem que ler, tem que investigar.

A eleição é no dia 7 de outubro. Os candidatos já estão aparecendo. Há tempo para escolher. Dar crédito a quem realizou.Confiar em quem chega para renovar, para avançar.

O voto deixa, assim, de ser obrigatório. Obrigatório é ser livre para escolher o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário