quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Copa sem Meia Entrada e bebidas a vontade, uma ofensiva neoliberal

Ao abrir os jornais durante essa semana, fiquei estarrecido com a falta de debate entre a sociedade e o poder público. Quando os interesses são os das grandes empresas e corporações mundiais o debate, na verdade, inexiste. A Copa do Mundo é sem dúvida um grande evento que vai alavancar a imagem do Brasil para todo o mundo. Mas tudo tem limites. O preço que pagaremos será alto. O maior deles é, sem dúvida, o desacato a nossa soberania.


A famosa "Lei Geral da Copa" é um insulto as leis vigentes no nosso país. Ela simplesmente anula ou revoga, temporariamente, garantias de direitos que foram conquistados a duras penas por nossa sociedade civil organizada. Gostaria aqui de salientar duas delas: A proibição da meia entrada e a liberação da venda de bebidas em eventos esportivos. A lei estadual nº 1.196\2012 regulamenta no estado de Pernambuco o acordo firmado entre o Governo Federal e a FIFA e foi aprovado sem o menor debate com os segmentos envolvidos. Nos jogos das Copas das Confederações e do Mundo os estudantes, professores e idosos, deixam de ter o direito garantido por lei da meia entrada.

O fato grave em tudo isso é a justificativa. A FIFA diz que com a meia entrada e a proibição da venda de bebidas alcoólicas, o evento não seria viável (traduzindo: Lucrativo). Por trás da FIFA (ou liderados por ela) existe um grande conluio de mega empresas sedentas de lucro a todo custo. Essa fome toda tem justificativa: o mercado interno brasileiro é um dos que mais crescem no mundo inteiro. A engrenagem é simples de entender, a luta desenfreada por lucratividade e exploração desse mercado consumidor em ascensão, aguça a cobiça por lucros extraordinários dessa associação de empresas capitalistas. E essa cobiça não tem freios. Nem que para isso seja necessário atacar a soberania dos países sedes da Copa, anulando leis, regulamentos e até tradições (como a venda de acarajé em estádios baianos).

A sociedade civil brasileira precisa opinar sobre esse importante assunto. Tratar com superficialidade é o desejo dos poderosos, dizendo que a Copa do Mundo justifica tudo. Querem que fechemos os olhos e minimizemos os fatos. Chegou a hora de estudantes, professores e idosos colocarem sua opinião e lutarem, juntos, pela manutenção das leis brasileiras. Não podemos deixar que intervenções exteriores desmanchem conquistas do povo brasileiro. Muito menos com justificativas econômicas. Vamos a Copa do Mundo, a Copa do POVO brasileiro.

2 comentários:

  1. Valeu mago blogueiro já detonando, se possível visite o meu e me segue tá?
    sucesso no seu Blog do Mago.

    ResponderExcluir
  2. é justamente por essas e outras q nunca me animei com essa copa q vem pra cá ... já imaginaria q isso poderia acontecer!

    ResponderExcluir