segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Povo vai às ruas em solidariedade ao presidente Hugo Chávez


Os venezuelanos lotaram a simbólica Praça Bolívar, com demonstrações de amor, apoio e carinho para com o presidente Hugo Chávez, que viaja a Cuba para submeter-se a uma nova cirurgia.

Desde as primeiras horas do domingo (9), os moradores de Caracas ocuparam a praça na região central da capital, onde ocorreram as mais diversas demonstrações de afeto para com o chefe de Estado depois que ele informou em rede nacional de rádio e televisão sobre seu estado de saúde e anunciou os novos procedimentos médicos.

Leia também:

Mulheres, homens, crianças, mostravam em seus rostos uma mescla de tristeza e esperança, todos estavam ombro a ombro dizendo uma só palavra de ordem: "Comandante Chávez, te queremos e contigo venceremos. Avante".

Entre os que lotavam a praça estavam os estudantes da Universidade Nacional Experimental da Força Armada, que ao ritmo de seus tambores manifestaram total apoio ao mandatário.

A estudante Glendys Rodríguez declarou à Prensa Latina que recebeu a notícia como um golpe, mas sabia que seu comandante é forte e superará o problema. "Para mim Chávez é como se fosse meu pai, meu irmão e amigo, gosto dele com todo o meu coração", disse.

Uma senhora idosa chorava e orava pela saúde do presidente, tinha em suas mãos uma cruz que, segundo ela, a acompanha nos momentos difíceis e sempre com a ajuda de Deus, sai triunfante "dos transes da vida".

Enquanto as lentes da câmera captavam imagens que demonstravam a inegável comunicação existente entre Chávez e seu povo, aproximou-se da reportagem Rubén Hurtado, um homem do povo que expressou como veio do estado de Aragua para dar seu apoio incondicional ao mandatário.

"Se não fosse esse homem, os pobres deste país teríamos continuado na miséria porque estes esquálidos (como o povo chama a oposição) nunca deram a menor importância ao povo."

Ele disse que toda a sua família “está orando desde a véspera por nosso presidente e sei que ele regressará de Cuba com saúde para continuar guiando-nos, eu tenho muita fé e esperança".

Em meio ao mar de pessoas, um menino pequeno que segurava um cartaz, dizia: “Chávez sigamos juntos, te amamos”. De repente, ao escutar que pelos alto-falantes cantavam o hino nacional, gritou: "Cantem, cantem, para que se cure". A multidão passou a cantar o hino pátrio.

A Venezuela ficou comovida pelo discurso de seu líder na rede de rádio e televisão. O que se sente nas ruas é apoio irrestrito, confiança no futuro e, sobretudo, o chamado à unidade.

Caminho da Revolução

Os candidatos del Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) ao governo dos 23 estados nas eleições regionais marcadas para o próximo domingo (16) reafirmaram na praça perante o povo o compromisso com a pátria e com o presidente Hugo Chávez.

O candidato do PSUV ao governo do estado de Miranda, Elías Jaua, assegurou que "a Revolução segue o caminho que Chávez indicou e é nosso dever preservar a rota e essa estabilidade".

Os candidatos do PSUV assinaram um documento em que manifestam a aspiração a conquistar uma vitória nas eleições regionais para consolidar assim a revolução socialista e abrir o caminho para que seja irreversível.

Esta vitória – indicaram – também será um tributo do povo venezuelano ao mandatário em meio ao tratamento médico que, estamos seguros, será exitoso para tê-lo de volta com saúde plena à frente de suas responsabilidades como líder do processo revolucionário.

Solidariedade no continente

A solidariedade da América Latina com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, destaca-se também nos pronunciamentos a favor da saúde do estadista.

Neste domingo (9), o governo do México manifestou seus melhores desejos de êxito na operação, assim como a plena recuperação do mandatário.

Ao mesmo tempo, a Chancelaria mexicana confirmou uma vez mais a solidariedade com o povo e o governo da Venezuela.

No mesmo sentido se pronunciou o presidente do Chile, Sebastián Piñera, através da rede social Twitter, ao desejar a Chávez "muita fé, força e uma pronta recuperação".

Desde Barcelona (Espanha), o chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, expressou a solidariedade, admiração e respeito do povo de seu país para com o mandatário venezuelano.

Morales ressaltou que Chávez venceu batalhas ideológicas, econômicas, eleitorais e também a primeira parte da luta pela vida.

"Esta é uma nova batalha pela vida e será também vitoriosa, como tantas vezes", acrescentou.

"Presidente, neste momento tão difícil, muita sorte, muita força, pelo bem da pátria grande", enfatizou o mandatário boliviano.

Por sua parte, o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, expressou a solidariedade de seu país com o presidente Chávez e se mostrou confiante no êxito da intervenção cirúrgica.

Neste domingo, a Assembleia Nacional da Venezuela autorizou a viagem do estadista a Cuba para realizar a cirurgia.

Prensa Latina; tradução da Redação do Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário