domingo, 19 de agosto de 2012

Visite nosso sítio na internet!


Gostaria de agradecer a todos os leitores e leitoras do "Blog do Mago" pelo apoio que sempre recebi. Esse blog é uma peça fundamental para nosso projeto de interferir, com opinião política, no futuro da nossa sociedade. Conto sempre com a continuidade desse apoio.

Vivemos hoje uma nova fase de nossas vidas. Quero pedir encarecidamente aos amigos e amigas que passem a acompanhar minhas opiniões e atividade, através do nosso sítio da internet. Acesse, dê sua opinião e contribua com nosso projeto! Ele é coletivo e tem a cara da Olinda que queremos! Firme na luta!


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lançamento da candidatura de Matheus Lins carregado de emoção


Na última sexta-feira, 10/08, aconteceu a grande plenária de lançamento da candidatura de Matheus Lins a vereador de Olinda. Denominado 'Agora só falta você', o evento contou com a participação de militantes da UJS, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos sociais. Foi uma grande festa no Senna Hall, localizado no Bairro Novo em Olinda. Passaram, no lançamento, cerca de 350 pessoas, jovens e adultos que foram levar seu apoio e compromisso com a candidatura de Matheus, liderança jovem no cenário político da Marim dos Caetés. 

Entre os presentes, destaque-se, especialmente, a Deputada Federal Luciana Santos, o presidente nacional da UJS, André Tokarski e o candidato à prefeitura de Olinda Renildo Calheiros, acompanhado do seu vice, Enildo Arantes. 

Iniciando os pronunciamentos, André Tokarski, ressaltou o papel da UJS nestas eleições municipais, especialmente em Olinda com a candidatura de Matheus. O protagonismo dos jovens, disse ele, poderá transformar a política do Brasil. Ousadia e compromisso devem ser palavras de ordem para a construção de cidades mais humanas. Logo depois, a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, enfatizou seu comprometimento na Câmara Federal, com a luta dos jovens por mais educação, acesso à cultura e ao primeiro emprego. Acrescentou que a candidatura de Matheus nascida dentro da UJS, preenche a carência de anos no município. É uma liderança jovem, com novas ideias, finalizou Luciana. 

O candidato a vice prefeito, Enildo Arantes, fez uma breve saudação afirmando o compromisso do governo municipal em melhorar a qualidade de vida das pessoas, e observou que a marca da campanha de Matheus - o chapéu - já está na mente dos eleitores. 


Na parte final da plenária, o candidato Matheus Lins, fez sua intervenção com muita firmeza e consistência. Falou da necessidade de eleger pessoas comprometidas com o projeto político em curso na cidade. E que era preciso renovar a maneira como a câmara faz política, elegendo vereadores que tenham novas ideias e novas ações. Na câmara, vou fazer diferente, disse Matheus, serei vereador de todos e de toda a cidade. Estarei comprometido com as pautas que interferem diretamente na vida das pessoas, como a saúde, educação, mobilidade urbana, defesa da cultura popular e segurança. Apoiarei os movimentos sociais, continuou o candidato, pois considero-os a expressão mais consisitênte do pensamento do povo. Finalizando, Matheus se comprometeu em exercer seu mandato mantendo-se em constante contato com os cidadãos e cidadãs de Olinda. As lideranças presentes, tomadas de entusiasmo, aplaudiram, de pé, as palavras do candidato. 

O último a falar foi Renildo Calheiros. O atual prefeito de Olinda fez um resgate dos problemas que a cidade acumulou ao longo de sua história e afirmou que Olinda transformou-se em um canteiro de obras com a unidade das forças progressistas e populares que ele conseguiu reunir. Para os proxímos quatro anos, disse Renildo, essa unidade terá que ser mantida para Olinda continuar no caminho certo, o caminho das mudanças. Visivelmente emocionado, o prefeito Renildo Calheiros, relembrando sua atuação na política estudantil, conclamou a plateia a invadir as ruas, levar o nome de Matheus 65.000 e elegê-lo vereador de Olinda, pela sua trajetória política, sua garra e qualificação para o trabalho parlamentar. 

Após o ato, a festa continuou com muita música e dança, comandadas por diversos jovens que levaram seus pen drives e ajudaram a abrilhantar a noite do lançamento de candidatura mais animado da cidade de Olinda.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Olinda lança livro sobre Plano Nacional de Cultura

A Prefeitura de Olinda lança nesta terça-feira (07), o livro As Metas do Plano Nacional de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Metropolitana do Recife.




A publicação é uma ferramenta de direcionamento estratégico das políticas públicas relacionadas ao setor, num prazo de 10 anos. Suas metas contribuem para a execução do Sistema Municipal de Cultura, que tem o objetivo de normatizar e organizar o planejamento e os investimentos culturais de uma cidade.

A consolidação de um Sistema Municipal é essencial para a integração ao Sistema Nacional de Cultura, um modelo de gestão desenvolvido pelo MinC, que propõe a colaboração entre municípios, estados e União na aplicação de ações destinadas ao setor.

Desta forma, descentralizam-se os processos, que contam com a participação da sociedade civil, através de conselhos e conferências, garantindo a continuidade dos mesmos, em caso de alternância de governos.



“As Metas do Plano Nacional de Cultura” tem o objetivo de provocar a participação de todos os cidadãos e grupos envolvidos na cadeia produtiva da cultura, desde artistas a consumidores de culturais. O livro, que contém textos de apresentação da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do Secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, guia o leitor através de perguntas como: “O que se Pretende Alterar na Situação Atual?” – seguidas por informações sobre a situação na área tratada pela meta e seu impacto – e O que é Preciso Para Alcançar Esta Meta? – que descreve algumas ações ou estratégias possíveis de serem feitas para cumpri-la.

O diretor de estudos e monitoramentos da secretaria de Políticas Culturais do ministério da Cultura, Américo Córdula, estará presente no evento e falará sobre o plano de metas nacional. O chefe da representação regional do Nordeste do ministério da Cultura, Fábio Lima, também estará presente no evento.

Serviço:

Lançamento do livro “As Metas do Plano Nacional de Cultura”
Quando: Terça-feira, 7 de agosto, às 19h
Onde: Palácio dos Governadores (Sede da Prefeitura de Olinda) – Rua de São Bento, 123 – Varadouro

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Educação de qualidade, garantia de um futuro promissor.


Falar em Educação é, sem dúvida, falar sobre o nosso futuro. Dela depende se seremos uma população justa e próspera ou se continuaremos a produzir desigualdades e miséria. Nos últimos 9 anos, a área educacional brasileira prosperou bastante. Foi iniciado um novo ciclo de investimentos, mesmo assim, ainda não foi o suficiente. Nossas escolas não preparam os jovens para a cidadania, nem para o mundo do trabalho, e isso é um retrocesso que precisamos enfrentar.

Pensamos a educação como um sistema nacional, que priorize a educação pública e gratuita, garantindo qualidade e caráter social. Um sistema universal, que erradique o analfabetismo, garanta acesso e permanência a todos e se relacione com o mercado de trabalho. Não podemos mais ver as mulheres abandonarem os estudos e empregos por não ter com quem deixar seus filhos. Temos que garantir creches em horário integral.

Nosso ensino básico precisa de mais investimentos e uma mudança profunda em sua matriz curricular. Que introduza noções teóricas sobre o mundo do trabalho e disciplinas praticas de aprendizado de oficios, como designer gráfico, marcenaria, contabilidade simples, etc. Queremos a inclusão imediata da disciplina de historia e cultura afro-brasileira, como regulamenta a lei 10.639/03.

Lutamos para que as escolas tenham infraestruturas arrojadas e que garanta a acessibilidade de pessoas com deficiência, com quadras poli esportivas, espaços de convivência, laboratórios, biblioteca, lousa digital, além de acesso as novas tecnologias e a banda larga. Acreditamos também que é necessário investir pesado na valorização dos professores e profissionais da educação (gestores, pedagogos e tecnicos administrativos), garantindo formação continuada, mais concursos públicos e aumento substancial da remuneração dos professores. Queremos gestões democraticas e transparentes, onde toda a comunidade escolar possa participar e opinar.

Em resumo, queremos uma escola que aprofunde os conhecimentos básicos, mas que apresente ás crianças e aos jovens, o uso da tecnologia e o mundo do trabalho, que tenha forte integração social com a comunidade, que pratique o desporto, incentive a cultura e as artes como parte da formação educacional. Para isso, um passo significativo é a ampliação da jornada diária de aula para no mínimo 7 horas diárias.

Temos ciência que nosso município tem poucas condições financeiras para implementar tudo isso. Somos uma das cidades que menos arrecada na região metropolitana do Recife e temos a 5ª maior densidade demográfica do país. Mas não podemos nos apequenar diante dos desafios. Muitas conquistas do nosso povo se deram por acreditar na superação dos obstaculos. Lutamos para que 10% do PIB brasileiro fosse destinado a educação. E agora, temos que lutar para que o governo federal, junto com o governo estadual invista na educação básica, que é de responsabilidade dos municípios. Assim, conseguiremos garantir mais conquistas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Fruto de muitas lutas do movimento estudantil e da União da Juventude Socialista (UJS), conseguimos garantir esse ano, a construção de duas escolas técnicas em Olinda. Uma federal (IFPE) e outra estadual (ETE). Que vão mudar a cara de nossa cidade. Com essas escolas tecnicas, poderemos dar uma oportunidade aos nossos jovens e trabalhadores de se qualificar para mercado de trabalho. Lá serão ofertados cursos que melhorarão a qualificação profissional de nosso povo, garantindo assim, melhores empregos e melhores salários. Um futuro melhor está por vir.

Além do ensino técnico, precisamos garantir que nossos jovens consigam acessar a Universidade. Para isso, precisamos melhorar a qualidade do ensino básico e criar programas municipais que invistam nos estudantes mais destacados. Cursinhos públicos e populares que intensifiquem o empenho e dedicação de vários jovens que sonham em entrar na Universidade. Além disso, precisamos fortalecer as faculdades privadas do municipio com programas de extensão que levem seus conhecimentos as comunidades que as cercam, garantindo assim a popularização da conhecimento e a melhora da qualidade de vida dessas comunidades.

Precisariamos de várias páginas para fazer uma radiografia da nossa Educação. Sabemos que estamos diante de um grande desafio, mas iremos para o embate. Lutamos para ter uma câmara dos vereadores que discuta com a sociedade os principais temas que afetam cotidianamente nossa vida. Para nós a Educação é um tema transversal que influencia em tantos outros, como os esportes, a cultura, a saúde, a segurança pública. Sem educação de qualidade, jogamos nossas crianças e jovens na marginalidade. Para eles, o que sobre é o mundo das drogas e da violência. Acreditamos que podemos ajudar a encaminhar mudanças significativas para nossa cidade, para isso temos que ouvir e defender as mais diversas opiniões para conquistar um novo tempo.

Olinda precisa pensar no futuro. Pensando nele, lançamos nossa candidatura para defender o projeto iniciado por Luciana Santos e hoje continuado pelo prefeito Renildo Calheiros. Vamos seguir na luta para melhorar a qualidade de vida da população. E a educação será uma prioridade, pois com ela, conseguiremos avançar rumo a um futuro promisso e sem desigualdades.


Por Matheus Lins