quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Museu em Olinda reabre com parte do acervo renovado

MAC abriga exposições inéditas de pintura, gravura e fotografia. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.
MAC abriga exposições inéditas de pintura, gravura e fotografia. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.


Com parte do acervo renovado, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE) reabre as portas nesta quinta-feira com novas exposições, após recesso de fim de ano. Os visitantes poderão ver uma retrospectiva da pintura de Mariza Lacerda, na Sala de Convidados Especiais, e ainda uma mostra de fotografias, Instantâneas da África, do italiano Diego di Niglio. São 50 fotografias em preto e branco e coloridas, fruto de viagens entre 2002 e 2007, em diferentes países africanos: Moçambique, Malaui, Burkina Faso, Senegal, Níger, Chade, Camarões, Togo, Benin e Gâmbia. As imagens para a Exposição foram selecionadas pela curadora argentina Lia Miceli Lopez Lecube. Também serão servidos pratos da culinária africana e haverá apresentação do Maracatu Nação Leão Coroado, um dos grupos considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco. 

Entre as peças do acervo que foram renovadas estão 70 gravuras da coleção de Luciano Pinheiro, criadas à época da Oficina Guaianases de Gravura e ainda inéditas para o público. "São trabalhos translumbrantes, estão numa sala especial", comenta Célia Labanca. que dirige o museu desde 2007.

No entanto, o espaço continua sem segurança eletrônica (instalação de câmeras vídeo para monitoramento), problema que veio à tona desde 2010 quando um quadro de Cândido Portinari foi roubado da instituição e depois devolvido. 

O museu, que é administrado pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), não possui orçamento próprio e até hoje aguarda que o equipamento seja licitado. Enquanto isso, na porta do MAC se revezam doze seguranças, sendo três durante o dia e mais três à noite, em turnos de 24 por 24 horas. Mais oito funcionários fazem parte do setor administrativo, incluindo a própria diretora. O museu abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O acervo do Museu de Arte Contemporânea, segundo a diretora do espaço, Célia Labanca, está entre os melhores da América Latina, com mais de quatro mil obras, entre elas telas de Telles Júnior, João Batista da Costa e Tarsila do Amaral, pertencentes à coleção de Assis Chateaubriand. Deste total, cerca de 300 obras são mostradas ao público. O MAC existe desde 1966.

SERVIÇO
Exposições Retrospectiva Da rara arte de uma pintora rara, de Mariza Lacerda e Individual de Fotografias Instantâneas da África, de Diego Di Niglio
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco - Rua 13 de Maio, 157 - Varadouro, Olinda
Quando: Nesta quinta-feira (17 de janeiro), às 19h. Visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado, das 14h às 17h. Até 17 de março de 2013
Informações: (81) 3184-3153

Nenhum comentário:

Postar um comentário