quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

UNE e UBES pressionam e Recife é a primeira cidade a assinar projeto que destina 100% dos royalties para a educação

Manuela Braga (UBES), Daniel Iliescu (UNE) e Geraldo Julio assinando projeto

Durante abertura da Bienal, governado de Pernambuco, Eduardo Campos, assina carta dos estudantes e também se compromete à destinação dos royalties para educação de todo estado.

A pressão que começou há dois anos fundamentou na manhã dessa segunda-feira (28/01) o ato de assinatura do projeto de lei do Executivo recifense que destina à educação 100% dos recursos provenientes da exploração do petróleo destinados ao Recife. Com a presença da presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga, e de Daniel Iliescu, da União Nacional dos Estudantes (UNE), o prefeito Geraldo Julio assinou projeto de lei municipal enviado à Câmara dos Vereadores.

O Recife é a primeira capital brasileira a assumir o compromisso que pode vir a render investimentos de até R$ 30 milhões a mais, anualmente, na educação da cidade. Ainda de acordo com o prefeito, os recursos serão investidos maciçamente na melhoria da infraestrutura das escolas, na compra de equipamentos e na modernização da rede. Manuela Braga enalteceu o pioneirismo: “Atitudes como essa significam uma nova perspectiva para a juventude brasileira. Quero parabenizar o prefeito por assinar um projeto de lei que coloca a educação na ordem do dia”, elogiou a dirigente estudantil.

O presidente da UNE reforçou que o projeto de lei demonstra abertura ao diálogo com os estudantes e disse esperar que a iniciativa seja replicada pelo Brasil. “Esse gesto do prefeito Geraldo Julio é muito simbólico para nós, um gesto extremamente democrático. Percebemos aqui a importância que tem a opinião que emana das escolas”, acrescentou Daniel Iliescu.

Em abertura da Bienal, governador de Pernambuco assina carta dos estudantes e também se compromete com destinação dos royalties

Depois de ter o estado nordestino ocupado por estudantes de todo o Brasil que participaram do 2° Encontro Nacional de Grêmios da UBES e do 14° Coneb da UNE, a abertura da Bienal também tratou de levar a pauta para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que na última terça-feira (22), na Praça do Carmo em Olinda, onde aconteceu o evento, assinou carta oficial das entidades se posicionando em defesa da destinação de 100% dos lucros dos royalties do petróleo do estado para educação.

Aclamado pelos estudantes, o governador encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa esta semana, e espera que o projeto incentive a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei nacional. “A medida que um toma uma atitude, fica mais fácil outro tomar e a gente vai construindo aquilo que era sonho em algo concreto. Os estudantes vão seguir pra os estados dizendo que aqui já é lei a bandeira que defendem”.

“Para nós do movimento estudantil secundarista, essa conquista marca o aniversário de 65 de história da UBES com uma grande vitória para os estudante de Pernambuco e um grande exemplo para ser seguido por governadores de todo o Brasil”, disse a presidente da UBES, nascida criada no estado. Embora a divisão igualitária dos royalties ainda esteja em discussão no Congresso, a expectativa do movimento estudantil é de que os governador abracem a causa em prol da qualidade do ensino em todo país.

Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário