quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bob Marley completaria 68 anos hoje

A data de hoje marca o nascimento de um dos compositores que dedicaram sua obra para representar os problemas sociais em versos. Este é Bob Marley, o responsável pela popularização da música reggae, da filosofia rastafári e também por defender a igualdade racial em suas canções.

Em 06 de fevereiro de 1945 em um Nine Mile, na Jamaica, nascia Bob Marley. Mulato, filho de um militar britânico branco e uma negra jamaicana, Marley foi por muitas vezes rechaçado por seus vizinhos negros, que o chamavam de mulato e zombavam também pela baixa estatura dele (1,63). As diferenças já sentidas em própria pele deram a Marley inspiração para lutar contra as desigualdades sociais, levando mensagens de paz, irmandade, igualdade, humanidade para todos os povos.

“Enquanto a cor da pele for mais importante que os brilhos dos olhos haverá guerrra, enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior, o mundo estará permanentemente em guerra. É uma profecia, mas todo mundo sabe que isto é verdade.”

A vida de Marley não foi muito longa, em 1981 ele faleceu, em Miami, vítima de câncer. Contudo a morte não impediu que sua missão fosse interrompida. Ao longo destes anos, cada vez mais suas mensagens foram expandidas pelo mundo, e suas canções continuam a ser referência na voz dos oprimidos, dos que esperam e lutam pela igualdade entre os povos.

Além disso, Marley continuou a granjear sucesso, sendo homenageado com prêmios como a canção da BBC do milênio para “One Love“, e foi incluso na Calçada da Fama, em 1994. Em 1999, a revista Time Magazine elegeu o disco Marley & The Wailers “Exodus” como o melhor álbum do século 20.

Na data de hoje, os fãs de Marley prestam homenagens ao cantor nas redes sociais. Milhares de mensagens já foram publicadas na página oficial de Marley, a tag #CelebrateBobMarley tem sido usada pelos internautas para expressarem suas honras ao cantor. Na página há ainda inúmeras fotos e vídeos, que também podem ser conferidos no site oficial, que traz ainda a trajetória do cantor.

Fonte: UJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário